Em Praia Grande - Bairro Esmeralda receberá 3º equipamento público para descarte correto de pneus

Ecoponto construído no local terá área coberta para armazenamento dos itens

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Visando a preservação do meio ambiente e o combate de problemas urbanos, a Prefeitura de Praia Grande realiza desde 2014 a destinação correta dos pneus recolhidos na Cidade. Atualmente, o recebimento e armazenamento temporários destes materiais acontecem somente nos Ecopontos Aviação e Caiçara, mas a previsão é que a partir do mês de agosto o Município ganhe um novo local para o serviço, o Ecoponto Esmeralda. O equipamento público está atualmente em fase final de obras de construção. Em 2018, Praia Grande encaminhou 301.890 kg de pneus para o reaproveitamento.

Os ecopontos de Praia Grande são responsáveis, junto com o serviço de Coleta Seletiva, pelo trabalho de recolha e recebimento de materiais recicláveis do Município. Atualmente, a Cidade conta com 15 unidades em funcionamento. A do Bairro Esmeralda está sendo construída na Avenida Ana Pereira de França na altura da Rua Carlito dos Santos.

Assim como as já em funcionamento, a nova unidade receberá materiais de segunda-feira a sábado, sempre das 8 às 17 horas. Os locais contão com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Todas as unidades recebem também pilhas e óleo de cozinha. O Ecoponto Esmeralda está recebendo área pavimentada, escritório administrativo, caçambas e trecho coberto para o acondicionamento de pneus.

E em 2019, além do Bairro Esmeralda, outros quatro locais devem receber um Ecoponto, são eles Quietude, Tupi, Antártica e Guilhermina (no dia 25 de julho será realizada Audiência Pública, na EM Mário Santini, para debater sobre a construção desta unidade junto à população do bairro).

O responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb), Katsu Yonamine, destacou a importância dos Ecopontos. “As unidades são ferramentas essenciais para a conservação da limpeza da Cidade, além de incentivar a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. Desde que iniciamos o trabalho, a quantidade de itens descartados nestes locais vem aumentando, o que mostra que a população tem aderido cada vez mais a essa ideia ambiental”.

Pneus – Além do descarte realizado pela população diretamente nos ecopontos, a Sesurb recolhe os pneus descartados irregularmente nas ruas através do projeto Rapa Treco, que também ficam armazenados nestas unidades. Todos os itens são acondicionados seguindo normas específicas de segurança e higiene. A cada 10 toneladas de pneus, aproximadamente, o setor entra em contato com entidade de responsabilidade pós-consumo, que transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento.

Endereços – Desde 2012, a Prefeitura disponibiliza na Cidade unidades Ecopontos. Confira os endereços dos equipamentos em Praia Grande:

* Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
* Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
* Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
* Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
* Real (Rua Lilás, 429)
* Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
* Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
* Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
* Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
* Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
* Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
* Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Yolanda Giufrida)
* Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)
* Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)
* Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi). 
Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande. Já no serviço domiciliar, os caminhões da coleta seletiva passar meia hora antes da coleta domiciliar.
Confira cronograma completo:
* Terça, quinta e sábado (dia)
Anhanguera, Antártica, Glória, Nova Mirim, Quietude, Santa Marina, Sítio do Campo (lado Guaramar), Tupiry e Vila Sônia.
* Segunda, quarta e sexta (noite)
Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado Kartódromo) e Tupi.
* Terça, quinta e domingo (noite)
Caiçara, Maracanã, Mirim, Ocian e Real.
* Segunda, quarta e sexta (dia)
Cidade da Criança, Esmeralda, Flórida, Melvi, Princesa, Ribeirópolis, Samambaia e Solemar.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande