Em Praia Grande - SEMA ministra palestra sobre 'Boas práticas sustentáveis' no PIC Vila Alice

Atividade cumpre uma das diretivas do programa Município Verde Azul

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (SEMA) estiveram presentes na tarde da última terça-feira (2), no Programa de Integração e Cidadania (PIC) Vila Alice, ministrando palestra sobre ‘Boas práticas sustentáveis’. Essa temática, que está em alta e é de total interesse do público, deixou os participantes bastante curiosos e os levou a uma saudável discussão, onde crianças e adultos debateram com entusiasmo o assunto apresentado, que também cumpre uma das diretivas do Município Verde Azul.

A palestrante e chefe de seção de Programas Sócio-Ambientais da Sema, a bióloga Mariane Laurentino, falou sobre o novo programa que a SEMA está apresentando nos equipamentos municipais: o “Boas práticas sustentáveis’. Neste programa, Mariane explica como funcionam os serviços prestados pela Administração Municipal, como por exemplo, os serviços de coleta seletiva, os ecopontos e também como cada um pode fazer a sua parte e, com pequenas mudanças dentro de casa, ir transformando seu cantinho em uma residência sustentável.

“Estou feliz em trazer conhecimento para os alunos, ainda mais com essa temática que muitos pensam estar longe de realizar dentro de casa, mas que no final desse encontro pude mostrar como é tranquilo ir transformando nossa casa em um ambiente sustentável. E o melhor: começando com pequenas mudanças no dia a dia, como por exemplo, a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, a colocação de arejadores nas torneiras para economizar o consumo de água e outras coisinhas que podemos ir mudando aos poucos”, explica Mariane.

Mariane diz que além das dicas que o assunto ‘Boas práticas sustentáveis’ traz, o tema auxilia a população para essa saudável mudança de hábitos. Tanto que passou a integrar o Programa Município Verde Azul em cumprimento de uma nova diretiva do PMVA. Com isso, Praia Grande consegue pontuar no projeto, pois a Cidade está realizando mais uma prática sustentável, além do que é requisitado pelo programa.


 

A cidade - Praia Grande cada vez mais se preocupa com o meio ambiente e ao longo dos últimos anos a Cidade tem demonstrado uma evolução no ranking do PMVA. Em 2018, a Cidade ficou em 3º lugar na Baixada Santista e entre os 100 primeiros de todo o Estado de São Paulo.

Além das ações efetuadas pela Prefeitura, uma outra parte fundamental neste processo é a população. Campanhas educativas focando nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da Cidade e a ideia é intensificar ainda mais, visando uma maior conscientização e participação de todos.

Os relatórios enviados ao PMVA em Praia Grande são coordenados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). 

Sustentabilidade – Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.
 

Destaques - Aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande