Em Praia Grande - Curso de capacitação de gestores escolares chega à reta final

 

Encontro ocorreu na quarta-feira (30), no Auditório Roberto Marinho

Por Prefeitura de Praia Grande

 

Na última quarta-feira (30), cerca de 250 gestores que atuam nas 77 escolas da rede municipal de ensino participaram da quinta e última etapa do curso “Gestão de Qualidade para Melhor Ensino Aprendizagem”. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim, e contou com a presença de diretores, assistentes de direção e técnico pedagógico (ATP), pedagogo comunitário e supervisores. A atividade serviu para encerrar um ciclo de capacitações que ocorre desde o segundo semestre de 2017.

Inspirado no curso de Gestão para Aprendizagem, da Fundação Lemann e Elos Educacional, a iniciativa visa a despertar nos gestores uma autoavaliação do trabalho que realizam com objetivo de redefinirem e aperfeiçoarem suas ações, com foco na melhora da aprendizagem dos alunos. “Um dos nossos intuitos hoje foi de mostrar para os gestores a importância da função que exercem na educação dos alunos”, disse a formadora da Plataforma do Educador, Maria Aparecida Cubília.

Durante o encontro, os gestores receberam um feedback do Plano de Ação que entregaram ao final do ano passado. De acordo com Cida Cubília, esse momento de discussão permite traçar metas para dar início ao ano letivo. “Todo o trabalho de formação tem como objetivo final o aluno. Precisamos refletir sobre caminho percorrido até aqui e valorizar os profissionais que atuam no gerenciamento das unidades”, enfatizou.

Para a formadora da Plataforma do Educador, o curso já reflete resultados positivos no aprendizado dos alunos. “Prova disso, são as recentes premiações alcançadas em diferentes áreas pelos estudantes da rede. Para este ano, vamos mudar o estilo do curso. Agora, nós faremos visitas às escolas e veremos inloco o trabalho realizado refletido no Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade”, explicou.

Recém nomeada diretora da EM Cidade da Criança, Patrícia Furlaneto, participou do curso de Gestão de Qualidade para Melhor Ensino Aprendizagem. Segundo a docente, o evento permitiu fazer uma avaliação inicial antes de iniciar a rotina de trabalho. “A gente consegue refletir sobre os pontos favoráveis, repensar os aspectos que precisam de melhorias, ao mesmo tempo que trocamos experiências com os demais gestores”, concretizou.

O assistente técnico pedagógico da EM São Francisco de Assis, Paulo Duek, destacou a importância de o evento reunir todos os representantes das equipes técnicas das unidades. “Esses momentos de reflexão permitem que todos participem das tomadas de decisões e avaliem o trabalho realizado até então. Já temos projetos idealizados para serem concretizados este ano e promover ações diferenciadas aos estudantes. Agora é colocar a mão na massa”.

Plataforma do Educador – Localizado no Porto Aprendiz (Boqueirão), a Plataforma do Educador é gerida pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc com o objetivo de ser um espaço para realização de cursos, oficinas e aulas de capacitação para professores, gestores e educadores de apoio, atendendo a visão da rede municipal de ensino de promover ações de aperfeiçoamento profissional continuado.