142 toneladas de lixo são recolhidas das praias após o Réveillon

Atualizado em: 01 jan 2016 às 12h

 

Quatrocentos e quarenta funcionários da Terracom, empresa responsável pela coleta de lixo no município, garantiram que munícipes e turistas curtissem o primeiro dia do ano em praias limpas. Eles retiraram, das 3 horas da manhã até 11h30, 142 toneladas de detritos, na faixa de areia que vai do emissário submarino ao canal 7.

Garrafas, flores, pets e latinhas estavam entre os objetos removidos pela operação, que envolveu fiscais, operadores de máquina, motoristas, garis e 34 viaturas.

Segundo o coordenador ambiental da Terracom, Marcelo Pousada dos Santos, em 2014, foram recolhidas 124 toneladas e, em 2015, 140. Ele destacou que o trabalho continua o dia inteiro, até 23h20.

O encarregado de operações, Wagner Silva, disse que este ano o número de garrafas diminuiu. Ele acredita que a campanha que vem sendo realizada na web para que as pessoas levem saquinho de casa e recolham o lixo que produzem, além da instalação de mais 130 contentores, influenciou na mudança de atitude.

Pela primeira vez em Santos, o engenheiro chinês radicado em São Paulo, Gustavo Tang, 32, caminhava na altura do canal 3 às 6h30. “Gostei bastante dos fogos da virada e acho muito importante a limpeza logo cedo. Mas acho que as pessoas ainda precisam se conscientizar mais. Não adianta o poder público limpar e depois a população jogar lixo de novo”.

A biomédica Eleonora Mary Braghetto Argentato, 47, de Jardinópolis, e o empresário artístico, Valdir Alencar, 38, de Indaiatuba, vieram conferir, também pela primeira vez, a festa do réveillon. “Estamos impressionados com a sincronia das equipes, que rapidamente recolhem tudo. Passa uma boa impressão para nós, turistas, além de beneficiar o meio ambiente”, afirmou Eleonora.  

Já o empresário Carlos Blanco, 80, que mora perto da orla e caminha diariamente bem cedo à beira mar, foi taxativo: “Tenho que elogiar. Todo dia a praia está limpa, não só hoje”.

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/890702/142-toneladas-de-lixo-s-o-recolhidas-das-praias-ap-s-o-r-veillon