Festa da virada: tudo pronto para orla receber até 2 milhões de pessoas

 

Atualizado em: 31 dez 2015 às 11h

 

Na hora da virada, a orla deve reunir até 2 milhões de pessoas. A estimativa é da Policia Militar, baseada na ocupação da rede hoteleira, no cancelamento de viagens mais distantes por munícipes e de festividades nas cidades vizinhas.

Para oferecer mais segurança e conforto aos santistas e visitantes nas praias à meia-noite, a Prefeitura montou forte esquema com participação das polícias Civil e Militar, organizou interdições e aumentou a quantidade de ambulâncias e socorristas.

O efetivo da Guarda Municipal estará com 220 profissionais na orla, vários munidos com mini câmeras portáteis. Eles terão apoio de 11 viaturas, oito motocicletas, um barco e um ônibus com câmeras de monitoramento.

A PM se fará presente com mais de 450 policiais a pé e em 25 viaturas; o Corpo de Bombeiros prestará auxílio com um barco de combate a incêndio e uma lancha; e a Polícia Civil terá homens uniformizados e à paisana.

Reforço

Três drones – equipamentos com câmeras acopladas - vão sobrevoar a faixa de areia e as imagens serão transmitidas para as bases de monitoramento da Polícia Militar e Guarda Municipal. O reforço também será garantido com 12 canhões de luz, instalados entre o emissário submarino e o Posto de Salvamento do Corpo de Bombeiros do canal 7 e direcionados para a praia e rua.

Interdições

A partir das 7h desta quinta (31), a CET bloqueará 14 alamedas de acesso aos canais para permitir a circulação dos veículos de serviço. E às 21h, a avenida da orla será interditada no sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Av. Pinheiro Machado (canal 1) e Rua Carlos de Campos (após o canal 6). Na pista no sentido oposto, o bloqueio será a partir das 23h, ou mediante ocupação. As vias serão liberadas por volta das 5h do dia 1º.

Transporte

Quem for assistir à queima de fogos na orla, deve priorizar a utilização do transporte público ou a caminhada, pois o trânsito de veículos estará bloqueado em vários pontos próximos da orla.

Ambulâncias

Na virada, haverá cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na orla: José Menino (Parque Roberto Mario Santini), Pompeia (Posto 2), Boqueirão (em frente às discoteca Moby), Embaré (perto da igreja Santo Antônio do Embaré) e Aparecida (ao lado da Fonte do Sapo). Outras dez ficarão nas bases distribuídas pela Cidade, sendo uma UTI.

O atendimento terá participação de aproximadamente 50 socorristas. Na ambulância UTI, que ficará na Encruzilhada, um médico estará presente para casos mais graves. As demais contarão com trios (enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor) ou duplas (condutor e técnico de enfermagem). O contato do Samu é 192.

Dicas de segurança:

- Não leve jóias ou relógio

- Não leve dinheiro

- Identifique as crianças com pulseirinhas com endereço e contato do responsável

- Não deixe objetos de valor dentro do carro

- Se afaste ao avistar tumulto

- Não leve fogos de artifício

Dicas de saúde:

- Vá à praia com roupas leves e confortáveis

- Beba bastante água

- Hidrate bastante idosos e crianças

Na praia não pode:

- montar barracas que não estejam autorizadas previamente pela Prefeitura

- soltar animais de estimação, mesmo utilizando coleiras

- tráfego e estacionamento de veículos, inclusive motocicletas e bicicletas

Foto: Susan Hortas

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/890693/festa-da-virada-tudo-pronto-para-orla-receber-2-milh-es-de-pessoas