Operação amplia segurança na orla a partir do dia 18

 

Atualizado em: 24 nov 2015 às 08h

 

Ver o pôr do sol, jogar futebol ou conversa fora e desfrutar dos quiosques de dia e de noite, dentre as inúmeras possibilidades dos 7 km de praias, será mais confortável e seguro para santistas e turistas neste verão. Considerada o quintal de Santos, a orla recebe diversas melhorias e ações da Prefeitura para o início da estação mais quente do ano, quando milhares de pessoas frequentam o espaço nobre ao ar livre. 

Entre 18 de dezembro e 10 de fevereiro (Quarta de Cinzas), ocorre a Operação Verão, o que resultará no reforço de mais 300 policiais e o patrulhamento de 216 guardas municipais na orla. “A presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal nesta região ocorrerá 24 horas em todos os dias”, explica o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel Junior. 

Viaturas

Ao todo, 35 viaturas darão apoio ao trabalho integrado, sendo 25 da PM e 10 da GM. Algumas ficarão estacionadas em pontos estratégicos e outras farão rondas. Haverá ainda patrulhas dos guardas municipais com o suporte de quadriciclos na faixa de areia, patinetes elétricos no calçadão e de bicicletas pela ciclovia. 

No mar, o bote da corporação irá atuar pela primeira vez no auxílio à Capitania dos Portos, coibindo abusos e desrespeito às normas por embarcações, principalmente de jet-skis próximos à faixa de areia e aos banhistas. Durante a operação também haverá mais policiais civis na cidade, ampliando a investigação de crimes.

Câmeras

A segurança na orla conta ainda com o apoio das câmeras do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), que tem 519 aparelhos distribuídos pela Cidade, sendo 43 deles na orla. Recentemente, esta área passou a contar com 36 novos equipamentos, a maior parte do tipo "dome", que pode girar 360 graus e captar imagens de alta resolução a até 2 km de distância. Outras sete câmeras estão nos postos de salvamento do Corpo de Bombeiros.

Iluminação, muretas e bancos são recuperados

A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) também iniciou a pintura nos 2 km de extensão das muretas (Ponta da Praia, Parque Roberto Mário Santini e canais) e das fontes do Sapo (Aparecida) e Nove de Julho (Praça das Bandeiras, Gonzaga), além da previsão do serviço ao longo do verão no Posto 1 (José Menino) e nos 600 bancos. Outra melhoria em andamento é a manutenção dos pontos de iluminação, com a troca de lâmpadas queimadas e quebradas das torres e postes da faixa de areia, jardins e canteiro central da avenida. A revisão das luminárias da ciclovia já foi concluída. 

Foto: Susan Hortas

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/890025/opera-o-amplia-seguran-na-orla-partir-do-dia-18