Curso sobre relações étnico-raciais começa neste sábado

30/09/2015

 

Matrículas podem ser realizadas até o dia do curso, na Unaerp

 

Reconhecer e intervir em situações de discriminação e racismo ocorridas na escola, em família e na sociedade em geral. Este é o objetivo do curso de extensão Intervenções Pedagógicas, para o cumprimento da Lei 10.639/03: Diretrizes e Aplicação, realizado pelo Núcleo de Estudos Indígenas e Afro-brasileiro – Neiab e a Pedagogia Unaerp. Com seis aulas por encontro, o curso acontece nos dias 3, 17 e 24 de outubro, e 7 e 14 de novembro, das 8h30 às 14h30, na Unaerp – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada).

 

A Lei Federal 10.639/2003 incluiu, no currículo oficial da rede nacional de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, transmitindo a efetiva participação dos negros na construção da sociedade brasileira.

 

Com profissionais e pesquisadores convidados pela instituição, o intuito é aprofundar os estudos sobre as relações étnicos-raciais. Segundo a diretora em Linguística e professora titular da Unaerp, Mary Franscica Careno, o curso discutirá questões relevantes sobre o negro no universo histórico-cultural brasileiro. “O curso é voltado para qualquer cidadão, tanto para professores, quanto para o público em geral. Assim todos podem obter aprendizagem para lidar com situações de discriminação e racismo”.

 

De acordo com o assessor de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Étnica e Racial da Prefeitura de Guarujá, Rubens Paulo Ferreira, a sala de aula é um espaço estratégico e privilegiado para discutir a diversidade e conscientizar os alunos sobre o racismo. “Iniciativas como esta, que buscam empoderar diversos atores, e principalmente educadores, são incentivadas e corroboram com as políticas públicas de promoção de igualdade racial no Município e Região”, conclui.

 

Os interessados podem se matricular na Unaerp, até dia 3 de outubro, e obter outras informações, como o valor do curso, pelos telefones: 3398-1089 e 3398-1005.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/09/curso-sobre-relacoes-etnico-raciais-comeca-neste-sabado/