Guarujá implanta Faixa Viva Cidadã

16/07/2015

 

O programa, que incentiva a gentileza no trânsito, funciona nas vias públicas que não possuem semáforo

 

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social, começou a implantação do Programa Faixa Viva Cidadã. A iniciativa de educação de trânsito é realizada em parceria com a Empresa Porto Seguro. O programa foi instituído por meio de decreto municipal que regulamenta a Lei 4.089.

 

Conforme o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na faixa de travessia, onde não há semáforos, a preferência é do pedestre. Pela legislação, todo veículo deve parar nas faixas, mas o pedestre deverá ter precaução de fazer um gesto: erguer o braço, para solicitar a parada do automóvel, para então atravessar a rua.

 

Para conscientizar, motoristas, ciclistas e pedestres, a Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) realiza campanhas educativas e contínuas nas principais vias da Cidade, como as Avenidas Puglisi, Adhemar de Barros e Santos Dumont. “Todos estão envolvidos no processo que tem muito a ver com a educação e respeito à legislação de trânsito. Mas, para dar certo, além da distribuição de material informativo, é necessário a conscientização dos motoristas e de todos os munícipes”, explicou a diretora da Ditran.

 

Segundo a ela, as sinalizações de solo das vias públicas passam por manutenção. “Estamos renovando com frequência a pintura e sinalização das faixas” , disse a diretora de Trânsito.

 

Programa – O braço estendido é o símbolo do Faixa Viva. Para solicitar a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os veículos. A travessia só deve ser feita quando os carros pararem. Para os motoristas, a dica é agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor.

 

O pedreiro Joílson dos Santos não sabia que o Programa Faixa Viva já existia na Cidade. Ele testou e aprovou a iniciativa. “Essa ação da Prefeitura é muito boa e vem pra conscientizar a todos no trânsito, tanto os motoristas quanto os pedestres. Acredito que a Faixa Viva facilitará também na hora de idosos e pessoas com crianças atravessarem as ruas mais movimentadas”, comentou.

 

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/07/guaruja-implanta-faixa-viva-cidada/