Canal Cultura Santos completa primeiro aniversário e se torna principal palco virtual da Cidade

Live solidária do Charlie Brown Jr. foi o vídeo mais assistido

 

Por Prefeitura Municipal de Santos 

Maio de 2020, com teatros, cinemas, bibliotecas, casas de espetáculos e espaços culturais fechados, o consumo da produção cultural mundial foi obrigado a migrar para o ambiente virtual e ganhar as telas das smartvs, celulares, computadores e tablets. Em meio a um período de tantos desafios, surgiu o Canal Cultura Santos.

“Identificamos que faltava algo com a cara de Santos. Um espaço onde os talentos da nossa Cidade e os corpos estáveis da Secult pudessem se conectar com o público, mesmo a distância”, recorda o secretário de Cultura Rafael Leal. Após um ano, o canal é uma realidade.

Com pouco mais 4,2 mil inscritos e 141 mil visualizações, o espaço reúne atualmente 120 produções com shows musicais, apresentações de dança, bate papos, sessões de cinema e outros conteúdos, que servem tanto para divertir quanto para material de estudo aos interessados em arte.

DESAFIOS

Levar a mesma qualidade do trabalho desenvolvido nos palcos para dentro da Internet foi o principal desafio dos profissionais que produzem os vídeos para o Canal. “Nós tivemos que nos adaptar muito rapidamente à situação. Fomos experimentando formatos e trocando ideias entre nós, até encontrarmos uma forma de trabalho que envolvesse todo mundo: músicos e técnicos. O resultado é algo contemporâneo, e que tende a ficar ainda melhor”, comentou o maestro titular da Sinfônica de Santos, Luís Gustavo Petri.

Além do aprendizado, o canal abriu uma ‘janela’ para um novo público conhecer o trabalho dos grupos da Secult. “Estamos conseguindo cativar uma plateia que talvez nunca tenha visto de perto uma apresentação de canto coral. As pessoas estão conhecendo um outro lado do nosso trabalho e isso é muito bom”, afirmou a regente do Coral Municipal de Santos, Nailse Machado.

Se os profissionais se mostram satisfeitos com resultado das produções, o público também tem dado retorno positivo, extrapolando até mesmo as fronteiras nacionais. Moradora da cidade de Frankfurt (Alemanha) há 16 anos, a brasileira Renata Bueno Tavares é uma das espectadoras assíduas dos programas do Coral Municipal de Santos. “A cena coral aqui, na Alemanha, não se adaptou tão rápido aos efeitos da pandemia. É impressionante o trabalho que o coro de Santos tem feito neste período. Tem sido uma liderança no mundo coral”.

PROGRAMAÇÃO

A programação desta semana de aniversário terá a exibição de cinco curtas-metragens da Mostra Sansex, nesta segunda-feira (17), às 21h. Na terça (18), estreia mais um vídeo da série ‘Nossos Talentos’ do Coral Municipal de Santos, às 12h. Já na quarta (19), também às 12h, vai ao ar o CineClube Pagu Online, destacando o cinema brasileiro.

Na quinta (20), às 12h, é a vez da série ‘A OSMS Perto de Você’, da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, entrevistando os clarinetistas Alexandre Blume e Germano Blume. E por fim, no sábado (22), às 13h, tem ‘Falando de Samba’, com Rubens Gordinho entrevistando o músico Sidney Barbosa Dias, mais conhecido como Boy.

Top 5 – vídeos mais assistidos do canal

  1. Live Solidária - Charlie Brown Jr. 27 de junho de 2020- 47.032 visualizações
  2. Live Solidária - Clássicos do Rock (Sinfônica de Santos e banda de rock) 18 de julho de 2020- 26.188 visualizações
  3.  
  4. LiveSolidária Rock e Pop - Acústico 013 (Gibi Wagner, Lucas Desgasperi, Tite Franco e Murilo Lima) 6 de agosto de 2020- 4.442 visualizações
  5.  
  6. Coral Municipal de Santos interpreta 'Sweet Dreams' - 8 de agosto de 2020- 3.228 visualizações
  7. Coral Municipal de Santos interpreta 'Sonífera Ilha' - 30 de março de 2021- 2.903 visualizações

 

Foto: Reprodução