Praça da Independência: as tradicionais fontes serão recuperadas

28/11/2014

 

 

Um dos principais cartões postais de Santos vai ser revitalizado. Localizada no coração do Gonzaga e tradicional ponto de comemorações esportivas, a Praça da Independência vai voltar a ter fontes luminosas.

 

O processo licitatório está em andamento e as obras começam no início de 2015. “O principal objetivo da revitalização é a execução estrutural e substituição de todo o revestimento cerâmico do espaço interno do espelho d’água, além da troca dos equipamentos elétricos e hidráulicos deteriorados pelo tempo de uso”, explica o autor do projeto anterior e atual, o arquiteto Carlos Prates.

 

A fonte foi totalmente reprojetada com novos efeitos plásticos cibernéticos de jatos d’água, acompanhados com iluminação específica e refletores direcionais. Outros componentes são as casas de bombas subterrâneas para atender de forma adequada aos espelhos d’água. E ainda a regularização do piso atual de mosaico português com seus desenhos característicos e originais.

 

As alterações estão sendo feitas com base no projeto original, aprovado pelo Condepasa. O único elemento vertical de destaque é o próprio monumento dos Andradas, instalado no centro da Praça. Por isso, é necessária a remoção de todos os arbustos verticais de ornamentação plantados nos jardins, depois da obra executada.

 

“Esses novos equipamentos envolvendo o monumento não só compõem e integram harmoniosamente todo o conjunto da praça, como também valorizam, destacam e consolidam o local em um ambiente agradável com forte apelo visual dessa importante área turística da cidade”, complementa Prates.

 

O valor estimado da obra é de R$ 1,1 milhão, verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado. A intervenção foi possível com uma sobra da verba da revitalização do primeiro trecho da avenida Ana Costa, entre a praia e a Praça Independência, no Gonzaga.

 

Os serviços terão a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) com prazo de execução de seis meses.

 

Depoimentos

 

“É muito bom retornar a antiga praça. Eu lembro que as águas pareciam azuis. Era muito mais bonita.” Valter Andrade, 48 anos, supervisor

“O lugar vai ficar mais elegante e a cidade mais bonita. Além disso os turistas que vem ao Gonzaga vão se encantar”. Célia Bezerra Silva, 50 anos, do lar

 

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/877528/pra-da-independ-ncia-tradicionais-fontes-ser-o-recuperadas