Caminhões recicladores ajudam a limpar e desobstruir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28/11/2014

 

Buscando soluções ambientalmente responsáveis e eficientes para tratar dos problemas históricos de drenagem do Município, a Prefeitura de Guarujá contratou, recentemente, três caminhões hidrojateadores, dois caminhões de sucção a vácuo e dois caminhões recicladores, de origem italiana, que combinam o poder do hidrojato sugador com um sistema de reciclagem contínuo de água.

 

O “super caminhão”, como foi apelidado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Operações Urbanas, já é utilizado em mais de 40 países e seu principal diferencial é possuir sistema de alta pressão para a limpeza de redes de águas pluviais, sistemas de vácuo para remoção de resíduos secos e sólidos e transporte de produtos perigosos. Além disso, o veículo se destaca junto ao mercado especializado por oferecer substancial redução no volume de material a ser disposto nas estações de tratamento, já que a parte líquida é devolvida normalmente para as redes, realizando também a separação eficiente de gorduras e tendo como resultado de 85 a 90% de resíduo sólido seco.

 

Estes caminhões recicladores são aprovados pela Sabesp e segundo o secretário municipal de Operações Urbanas, Averaldo Menezes, além de fazerem a limpeza das galerias de águas pluviais do Município, efetivando sua total desobstrução, também ajudam na manutenção preventiva das tubulações.

 

“Com os caminhões recicladores, os hidrojateadores e os caminhões de sucção a vácuo, poderemos ampliar e melhorar efetivamente a limpeza das redes de drenagem do Município, o que minimizará consideravelmente os problemas de enchentes de muitos bairros. Uma vez que, seguindo a determinação da prefeita Antonieta, nós conseguiremos desobstruir completamente as tubulações, além de poder limpar mais precisamente as caixas de passagens e bocas de lobo. Dessa forma, vamos atender aos anseios da comunidade”, disse Averaldo.

 

Os caminhões recicladores contratados pela Prefeitura começaram a serem utilizados na rede de drenagem da região Central da Cidade e já tem seus trabalhos aprovados pela comunidade.

 

Segundo a gerente da pousada Casarão Pitangueiras, na barra Funda, Selma Fantausi, a Rua Sorocaba possui problema histórico de drenagem e a comunidade já havia realizado vários pedidos à Prefeitura para resolver o problema, que nesta sexta-feira começou a finalmente ter solução.

 

“Quando chove, a água costuma vir até a calçada, o que impossibilita os hóspedes até mesmo de saírem daqui. Esse serviço de manutenção tem que ser feito de maneira constante e não o víamos acontecer, mas após os pedidos feitos junto à Ouvidoria amanhecemos com o pessoal trabalhando aqui na rua, o que nos dá a esperança de que teremos dias melhores”, disse Selma.

 

 

Fonte: http://portal.guaruja.sp.gov.br/2014/11/caminhoes-recicladores-ajudam-a-limpar-e-desobstruir/