Guarujá antecipa imunização em idosos de 70 anos neste sábado

Dia ‘D’ de vacinação será realizado no Ginásio Guaibê, das 9 às 15 horas, com sistema drive-thru e atendimento a quem chegar a pé; haverá alteração nos postos de vacinação a partir de segunda-feira (22)

 

Por Prefeitura Municipal de Guarujá

Guarujá mais uma vez sai na frente no processo de imunização contra a covid-19. Neste sábado (20), o Município promoverá o Dia ‘D’ de vacinação contra a doença e antecipará a aplicação das doses no público com idade igual ou superior a 70 anos. A ação será realizada no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio), das 9 às 15 horas, com sistema drive-thru e sala de vacinas para quem preferir ir a pé.

A antecipação ocorrerá graças à gestão eficiente das doses recebidas pela Cidade desde o começo da campanha, por ter superado a meta vacinal de todas as faixas etárias a partir do 75 anos, com cobertura superior a 100%, além do recebimento de 5.090 novas doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, na última quarta-feira (17). Para se ter uma ideia, somente entre 70 e 72 anos, são esperados cerca de 3 mil idosos.

“Temos doses suficientes enviadas pelo Governo do Estado para seguir ampliando o público-alvo a ser imunizado, seguindo os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). A vacinação é decisiva para frearmos a curva ascendente de contaminação e nas taxas de internação que estamos vivenciando no Brasil e na Cidade”, destaca o secretário de Saúde.

A ação ocorrerá no estacionamento do Ginásio Guaibê, que já está sendo preparado com a montagem de cinco tendas, que servirão para a vacinação de quem chegar de carro. Ainda na fila, que será organizada dentro do espaço, acontecerá a triagem dos candidatos à imunização, preenchimento de ficha e o direcionamento dos veículos para as tendas.

Quem preferir ir a pé terá à disposição uma sala de vacinação volante montada no interior do ginásio.

Para garantir a dose, basta o munícipe comparecer munido de um documento com foto e comprovante de residência, se for primeira dose. Caso seja a segunda, também é preciso apresentar o cartão de vacinação.

É recomendado – mas não mandatório – se cadastrar no site do VacinaJá, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) e levar a ficha impressa no momento da imunização. A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o envio das informações da Cidade aos órgãos de saúde estaduais e federais.

O Dia ‘D’ contará com o apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Defesa e Convivência Social, por meio da Guarda Civil Municipal e Diretoria de Trânsito.

Novo posto de vacinação e mudança de horário

A partir de segunda-feira (22), a Cidade mudará de local um dos postos de vacinação: todo atendimento de imunização contra a covid-19 que era realizado na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros passará a ser feito no Ginásio Guaibê.

A estrutura montada para o ‘Dia D’ será mantida e seguirá como posto fixo, com funcionamento das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, para quem preferir ser vacinado dentro do espaço e das 9 às 15 horas, também nos dias úteis, para quem for de carro.

Com isso, a Usafa Jardim dos Pássaros voltará a realizar apenas as vacinas de rotina do calendário anual.

Outra mudança é na estrutura de funcionamento do posto volante montado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM) em Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500 – Jardim Cunhambebe). Não será mais adotado o sistema drive-thru no local e a vacinação ocorrerá apenas a pé com novo horário: das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

As alterações serão adotadas por conta da ampliação da faixa etária a ser imunizada. De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde, há a expectativa de receber ainda mais pessoas para serem vacinadas, por isso se torna necessária a centralização em um lugar consideravelmente maior para comportar melhor o público e evitar congestionamentos no trânsito.

 

Foto: Site da Prefeitura de Guarujá