Praia Grande repactua parceria com Unicef em programa voltados às crianças e jovens

‘Crescer com Proteção’ visa coibir todas as formas de violência contra crianças e adolescentes

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Praia Grande confirmou a repactuação com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para a parceria com o programa Crescer com Proteção. A iniciativa visa coibir todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. O encontro virtual entre a prefeita, subsecretário de Juventude e representantes da Unicef ocorreu nesta quarta-feira (24).

De acordo com a chefe do escritório de São Paulo da Unicef, Adriana Alvarenga, o objetivo do Crescer com Proteção tem como objetivo enfrentar as violências sexual, online, doméstica, letal e o trabalho infantil, mobilizando famílias e comunidades sobre essa temática, para prevenir, detectar e responder a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes e também fortalecer o Sistema de Garantir de Direitos para a oferta de serviços especializados para crianças e adolescentes vítimas de violência e promover políticas públicas, programas e protocolos em resposta à violência. “Lançamos esta iniciativa em 2020 com o objetivo de ajudar a aperfeiçoar as políticas públicas voltados a este público e engajar os jovens neste tema. Foi elaborado um guia de mobilização junto aos adolescentes que será utilizado ainda este ano, além de entrevistas com gestores para dois diagnósticos: um em decorrência das demandas no cenário de pandemia e outro de indicadores voltados para elaboração de políticas públicas. Realizamos também diálogos com os jovens sobre diversos temas”

A prefeita de Praia Grande observou ainda um tema importante de se trabalhar dentro do programa que é a Busca Ativa Escolar no cenário de pandemia. “Estamos extremamente preocupados com a perda de aprendizado dos alunos. O mundo está sentindo este problema e aqui não é diferente. Precisamos recuperar este conteúdo para que esta geração não sofra tanto com os impactos, em especial das faixas etárias menores”.

Programa – O Crescer com Proteção é promovido pela Unicef, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga, e ocorre em oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, são eles: Praia Grande, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e São Vicente.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande