Grafite homenageia profissionais de saúde e início da vacinação em Santos

Autor diz que "corações são para dar essa sensação de algo fraterno"

 

Por Prefeitura Municipal de Santos 

O jardim da orla do bairro José Menino, ao lado do Parque Mário Roberto Santini, ganhou mais uma atração na última quarta-feira (24). Além de embelezar a paisagem, um painel pintado pelo projeto Arte na Rua na estrutura de concreto da Sabesp presta uma homenagem ao trabalho dos profissionais de saúde e comemora o início da vacinação contra a covid-19 na Cidade.

O desenho, que se estende por duas das quatro paredes, apresenta o símbolo do Sistema Único de Saúde (SUS) e a imagem de uma enfermeira segurando uma seringa, da qual saem corações que envolvem o restante do espaço. "Os corações são para dar essa sensação de algo fraterno, de acolhimento, de amor, passar mesmo uma sensação boa", explica o autor do projeto, o grafiteiro Carlos Roberto da Silva, mais conhecido como Catts.

Ele conta que via a estrutura camuflada no jardim há muito tempo e que, com a pandemia e a chegada das vacinas, teve a ideia de criar ali uma arte inspirada na cura do coronavírus e no trabalho daqueles que estão tão envolvidos neste processo. "É uma forma não só de reconhecer, mas de agradecer pelo trabalho deles, que é tão cansativo e que exige uma dedicação tão grande. Eles merecem muito mais do que um painel, mas é o que a gente pode fazer no momento".

 

Trabalho

A pintura demandou 20 latas de spray e seis horas de trabalho para a dupla formada por Carlos e Caio Henrique, também conhecido por CH, que contribui com o Arte na Rua há três anos. O trabalho no local ainda não foi concluído em razão da chuva, mas será retomado na próxima semana, homenageando também profissionais como guardas civis municipais e garis.

 

Projeto

O projeto, que existe desde 2014, possui o objetivo de levar cor aos espaços públicos. A equipe do Arte na Rua já passou por diversas cidades da Baixada Santista e, em Santos, deixou sua marca em lugares como o Jardim Botânico, Centro Pop, Estação Cidadania e diversas escolas da rede municipal.

 

Foto: divulgação