Campanha orientará trânsito na ciclovia da orla em Santos

CET poderá apreender bikes de quem desrespeitar orientações

 

Por Prefeitura Municipal de Santos 

Uma campanha de orientação e fiscalização na ciclovia da orla será iniciada na próxima terça-feira (16), pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Serão duas semanas de blitzes, desde a divisa até a Ponta da Praia, iniciando no trecho do cruzamento da praia com canal 1, a partir das 8h.

Nos demais dias, ocorrerão em horários e pontos alternados, levando em conta os períodos e locais com maior movimento de usuários. As ações contarão com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.

“O objetivo da iniciativa é garantir a circulação segura pela pista exclusiva para bikes, coibindo comportamentos incorretos de ciclistas”, destaca o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves. “O principal propósito desse trabalho é evitar acidentes”, acrescenta.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define os tipos de veículos que podem trafegar pelas ciclovias e também estabelece normas para a condução de bicicletas por essas pistas e pelas vias públicas.

A cada blitz serão sempre dois pontos de abordagem. No primeiro, o condutor será alertado quanto à situação irregular. Se persistir na conduta imprópria, mais adiante, em outro ponto de inspeção, terá o veículo apreendido.

RECICLAGEM

O ciclista que tiver a bike apreendida poderá reavê-la sem custos. Para tanto, deverá participar de reciclagem oferecida gratuitamente pela CET. Por meio desse atendimento (por enquanto, feito de forma on-line devido à pandemia do coronavírus) recebe informações sobre as normas da legislação de trânsito relacionadas ao uso da bicicleta e, ainda, noções de cidadania.

Caso queira retirar o veículo, sem realizar a reciclagem, terá que pagar a taxa de apreensão. O valor atual é de R$ 47,80.

 

Foto: Isabela Carrari/arquivo