Escola municipal ganha hino em homenagem a ex-prefeito de Santos

Hino tem letra e música compostas por Vilma Fernandes e arranjo do maestro Mario Tirolli.

 

Por Prefeitura Municipal de Santos 

A escola municipal Prefeito Paulo Gomes Barbosa, no Jabaquara, ganhou um hino como expressão de sua identidade. Nesta quarta-feira (23), ocorreu a entrega da partitura e a apresentação do hino, uma homenagem ao ex-prefeito de Santos entre 1980 e 1984 que dá nome à escola.

Com letra e música compostas por Vilma Fernandes e arranjo do maestro Mario Tirolli, o hino faz alusão à trajetória de vida de Paulo Gomes Barbosa. “Todos sabem do orgulho que tenho pela história do meu pai, minha inspiração e a razão de ser do meu ingresso na vida pública. Essa é a forma de homenagear nossas crianças e nossos educadores, deixando um legado. A escola dá a oportunidade de transformar a vida de muitas pessoas, como a vida do meu pai foi transformada”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ressaltando que aprimorar a estrutura da rede municipal de educação “é a melhor maneira de retribuir e dar melhores oportunidades para mais crianças e jovens”.

O prefeito eleito, Rogério Santos, lembrou de quando conheceu Gomes Barbosa em 1988. “Ele foi recordista em Santos de habitação. Fez mais de 5 mil unidades habitacionais, é o prefeito dos morros e pessoa simples. A melhor maneira de homenagear alguém é com uma escola. A educação é prioridade em meu plano de governo”.

RESPEITO

Para a compositora Vilma, o ex-prefeito “era uma pessoa justa, honesta e de muita simplicidade. Tenho muito respeito a ele”, lembrou ela, que também compôs o hino da escola Maria Patrícia (Saboó), em homenagem à parteira falecida em 1903.

Inaugurada em 2019, a escola Paulo Gomes Barbosa é considerada um marco na educação da Cidade, reunindo modernidade, sustentabilidade e conforto a alunos em período integral, desde o berçário até o ensino fundamental I.

 

Hino da escola municipal Paulo Gomes Barbosa (letra e música de Vilma Fernandes e arranjo do maestro Mario Tirolli)

Contemplando um passado distante

Estendido no chão da memória Vossa estrela reluz radiante

A esperança num sonho floriu

 

Semeou a semente da fé

Das sementes nasceu uma flor

Foram lutas, foram vitórias

Paulo Barbosa é a nossa escola

 

O seu nome é a nossa bandeira

Nossa luta de amor e saber

Tua história está gravada

Sua lição é pra nunca esquecer

 

Semeou a semente da fé

Das sementes nasceu uma flor

Foram lutas, foram vitórias

Paulo Barbosa é a nossa escola

 

Foto: Isabela Carrari