Praia Grande ganha 'Residência Inclusiva'

Serviço é voltado a adultos portadores de deficiência

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande entregou a primeira unidade de acolhimento destinada a jovens e adultos com deficiência. Conhecido como ‘Residência Inclusiva”, o serviço é voltado aos adultos portadores de deficiência cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados e que não dispõe de condições de autosustentabilidade.

O local funcionará como uma residência adaptada, com estrutura física diferenciada. Dispõe de equipe especializada com metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas dos atendidos.

São 216,31m² de área construída, divididos em setor administrativo e residência, espaços separados. A área da equipe técnica tem sala de reunião, coordenação e sanitários.

Na residência onde os acolhidos serão atendidos há sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, quatro dormitórios e sanitários. Todas as instalações são adaptadas e acessíveis, visando dar mais conforto aos moradores.

Por ser um espaço de proteção social, a Residência Inclusiva tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária, a preservação e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência. Outra característica do serviço é evitar situações de isolamento dessas pessoas.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues, a residência inclusiva compõe o serviço de acolhimento, porém com um perfil de atendimento bem específico. “Essas pessoas estão em situação de abandono, ou perderam os familiares. Eles já estão conosco e agora serão atendidos em local exclusivo. Será muito especial para eles e para nós”.

O prefeito praia-grandense, Alberto Mourão, participou da cerimônia de entrega transmitida pelas redes sociais e destacou o trabalho social implantado no Município ao longo dos anos. “Criamos uma ampla rede de proteção que não é perceptível a todos, mas presta um atendimento humano para aqueles que mais necessitam. Hoje entregamos mais um equipamento para fortalecer essa rede. Vamos dar abrigo a pessoas que dependem da ajuda de outras para tudo e não podem contar com o apoio da família. Não é a realidade ideal, bom seria se ninguém precisasse, mas precisamos deste serviço”.

Serviço - A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar. Além deste serviço, Praia Grande conta com unidades de acolhimento infantil, de adolescentes, adultos em situação de rua e idosos.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande