Em Praia Grande - Novas instalações do Cras Quietude são entregues à população

Serviço oferece acesso à benefícios sociais como Bolsa Família e BPC

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Foram entregues, oficialmente, na sexta-feira (18), as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Bairro Quietude. O serviço foi instalado em novo prédio, ao lado do anterior, porém com espaço mais adequado para atendimento da população. O objetivo da mudança foi promover o acesso aos benefícios sociais oferecidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal de forma mais segura e confortável para quem precisar.

O novo Cras Quietude conta com recepção, 2 salas multiuso, 3 salas para o atendimento técnico, sala para a coordenação, copa e três banheiros com acesso às pessoas com deficiência.

No Cras, o atendimento é humanizado, realizado por assistentes sociais e psicólogos, e tem como objetivo o combate às vulnerabilidades sociais. Vulnerabilidade social é o termo usado para classificar quem está em condição de fragilidade material ou moral por culpa de situação econômica ou social, momentânea ou duradoura.

Das cerca de 25 mil famílias referenciadas no serviço do Cras na Cidade, cerca de 12 mil são da unidade Quietude. Esse número pode cair pela metade, já que uma nova unidade será entregue no Bairro Nova Mirim e vai absorver parte da demanda que atualmente se concentra no Quietude.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Gisele Domingues, a novas instalações são adequadas para o atendimento dos munícipes. “Nosso objetivo é sempre atender melhor ao nosso público. O Cras Quietude é um dos mais procurados e estaremos sempre prontos para atender a quem precisar”.

Para o prefeito, Alberto Mourão, a unidade reforça a questão do atendimento de políticas públicas sociais no Município, que tem uma das maiores redes da região. “É muito importante que tenhamos um serviço onde se dá assistência de forma técnica sem esquecer o lado humano. No Cras recebemos demandas das mais variadas origens, com os mais variados problemas que a população enfrenta. Locais como este dão suporte para estes moradores e garantem o acesso aos seus direitos”.

Serviço – É o Cras que coordena a rede local de serviços socioassistenciais, sendo a “porta de entrada” dos usuários para rede de proteção social. Qualquer pessoa pode procurar o Cras para conhecer seus direitos e benefícios de inclusão em programas sociais. Nas unidades, a comunidade pode conhecer as condições obter estes benefícios. Além do Bolsa Família, as equipes do Cras também dão acesso a outros programas como o Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite.

As demais unidades do programa estão distribuídas nos bairros Melvi, Esmeralda, Vila Sônia e Canto do Forte. Para se aproximar da comunidade o Cras trabalha em parceria com as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe). Hoje, há unidades do Cras funcionando nos Cafes dos bairros Esmeralda e Vila Sônia. Confira os endereços das unidades e os telefones de contato.

Cras Quietude:
Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656. Telefone: (13) 3472-8246.

Cras Vila Sônia:
Rua João Andrade de Jesus, s/nº. Telefone: (13) 3596-6668.

Cras Canto do Forte:
Rua Xixová, nº 1.130. Telefone: (13) 3496-5068.

Cras Melvi:
Rua Marcelino de Oliveira, nº 44. Telefone: (13) 3477-4983.

Cras Esmeralda:
Rua Ana Pereira de França, nº 295. Telefone: (13) 3496-5019.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande